Fatcrystal - Full Spectrum Nutrients
Sedex Grátis para compras acima de R$199,00

Como aproveitar as Bactérias Benéficas em seu Jardim Medicinal?

Como aproveitar as Bactérias Benéficas em seu Jardim Medicinal?

Hoje em dia, as bactérias costumam ter uma má reputação. Somos infinitamente bombardeados com mensagens antibacterianas, presentes em produtos de limpeza como: sabonetes, desinfetantes e antibióticos, prescritos por médicos para tratar todos os tipos de infecções.

Embora seja verdade que certas cepas de bactérias podem ser prejudiciais a seres humanos, plantas e animais, as bactérias estão entre as formas de vida mais antigas e abundantes do planeta e existem várias cepas de bactérias benéficas, que servem a todos os tipos de propósitos benéficos.

Junto com fungos microscópicos, as bactérias são os menores organismos vivos da Terra. Os cientistas identificaram mais de 10 milhões de espécies únicas e em apenas uma colher de chá de solo fértil pode conter entre 100 milhões a um bilhão de bactérias e quando combinamos com os número de fungos, há mais formas de vida microbianas, naquela colher de chá do solo do que seres humanos na Terra!

Cerca de 900 milhões de anos atrás, as bactérias prepararam o terreno para a evolução dos fungos do solo e juntas, moldaram a estrutura do solo do planeta, criamdo s condições necessárias para a evolução da vida vegetal.

As bactérias e fungos encontrados sob o solo, são chamados de micróbios do solo. Esses organismos microscópicos são invisíveis a olho nu e só podem ser vistos sob ampliação, mas não se deixe enganar pelo seu tamanho minúsculo, pois esses minúsculos organismos são extremamente poderosos e possuem uma riqueza de benefícios para o seu jardim, seja lá qual for.

Como as bactérias benéficas ajudam o crescimento da raiz?

Bactérias que habitam o solo são anteriores às plantas. De fato, as bactérias microbianas que vivem no solo possibilitaram o desenvolvimento da vida vegetal e das culturas cultivadas no solo, as bactérias desempenham um papel enorme na absorção de nutrientes, produção de hormônio de crescimento e prevenção de doenças.

Bactérias benéficas, para as plantas, aumentam consideravelmente a saúde da rizosfera, que é um termo chique para a zona das raízes. Elas fazem isso de várias maneiras:

1) Convertem os nutrientes que se encontram indisponíveis em formas que são biodisponíveis pelas raízes das plantas.

2) Produzem diversos hormônios que estimulam o crescimento.

3) Ajudam a prevenir infecções patogênicas, cobrindo as superfícies das raízes e provocando resistência sistêmica a doenças.

4) Ajudam a filtrar metais pesados ​​e outros contaminantes do solo.

5) Quando morrem, as bactérias benéficas atuam como fertilizantes, liberando nutrientes úteis que são absorvidos pelas raízes da planta.

Por exemplo, o fósforo não está prontamente disponível para absorção pelas plantas no solo por causa de outras ligações químicas. Mas as bactérias benéficas destravam o fósforo e o convertem em uma forma biodisponível que as plantas podem utilizar.

Aproveitando os benefícios das bactérias para Jardins hidropônicos.

Como vimos, as bactérias benéficas têm uma série de benefícios para a saúde das plantas e aumentam muito a função e o crescimento das raízes no solo. Mas e se você estiver utilizando um sistema hidropônico?

Felizmente, há uma maneira de trazer o poder das bactérias benéficas encontradas naturalmente no solo para o crescimento hidropônico.

Como? Utilizando nutrientes como
Fatcrystal Pro-B (Micróbio Inoculante) ao seu programa de alimentação.

Como cultivar, plantas saudáveis, em sistemas hidropônicos utilizando Bactérias Benéficas?

Fatcrystal Pro-B e Fatcrystal Organic Molasses, são duas combinações perfeitas e foram criadas especificamente para melhorar a saúde e o crescimento da zona de raiz, além de aumentar o tamanho e a qualidade da sua colheita!

Fatcrystal Pro-B
contém quatro cepas de bactérias benéfica, que trabalham sinergicamente para colonizar as estruturas da rizosfera e aumentar o desenvolvimento das raízes, melhorando a disponibilidade e a absorção dos nutrientes entre diversos outros benefícios.

De forma complementar, Fatcrystal Organic Molasses™vai garantir que os micro organismos benéficos, vão estar se multiplicando e terão tudo o que precisam para trabalharem em seu solo.


Juntos, Fatcrystal Pro-B™ e Fatcrystal Organic Molasses™ irão fornecer uma gama complexa de bactérias benéficas que sustentam o desenvolvimento radicular mais forte, aumentando o transporte de nutrientes essenciais para as plantas e ainda vão ajudar a combater doenças causadas por patógenos nocivos e bactérias destrutivas.

Os prós e contras de preparar chá de compostagem

Uma maneira que muitos jardineiros experientes, utilizam para aproveitar as bactérias benéficas é prepararando um Chá de Compostagem.

Isto é feito tipicamente introduzindo material orgânico como: húmus, algas marinhas, bokashi, farinha de peixe, melado entre outros nutrientes orgânicos.

Todo esse composto é mergulhado em um balde de água aerada para formar o chá de compostagem.

Quando feito da maneira certa, o chá de compostagem é uma maneira muito eficaz de introduzir bactérias benéficas em seu Jardim Medicinal e geralmente agregam muitos benefícios.

No entanto, é um processo muito demorado e complicado e se não for feito corretamente, você não terá apenas um chá de compostagem ineficaz, mas também terá um odor extremamente ruim para lidar. Sem mencionar que você terá efetivamente desperdiçado todo o dinheiro gasto em aditivos para o seu chá.

Tenha cuidado ao comprar Bactérias Benéficas ou misturas como Húmus para o seu Chá de Compostagem.

Usar uma mistura pré-formulada de bactérias benéficas é uma aposta muito mais segura do que tentar preparar seu próprio chá de compostagem, mas mesmo assim é preciso ter cuidado ao selecionar uma mistura pré-embalada.

Por quê?

Mesmo que milhões de bactérias coexistam no solo e na rizosfera de suas plantas, certas espécies não são compatíveis quando embaladas em conjunto em soluções concentradas. Se o fabricante de um produto bacteriano benéfico não souber o que está fazendo, ele poderá sem saber colocar as cepas erradas juntas na mesma garrafa, eliminando efetivamente todas as bactérias benéficas antes que elas atinjam as zonas das raízes do seu jardim.

Além disso, alguns fabricantes criam todas as suas bactérias e fungos juntos em um grande tanque. Mas este método pode criar uma população de bactérias instável que pode fazer mais mal ao seu crescimento do que bem.

As estirpes de bactérias contidas no Fatcrystal Pro-B são criadas individualmente em ambientes separados, resultando em populações estáveis. Além disso, as cepas bacterianas são compatíveis entre si e quando combinadas nas rizosferas da sua cultura, elas vão coexistiir e desempenhar todas as funções benéficas já descritas.

Como usar o Fatcrystal Pro-B e Organic Molasses?

Ambos podem ser aplicados a qualquer momento durante o ciclo de vida da sua cultura, mas eles são especialmente benéficos durante as duas primeiras semanas de crescimento e florescimento.

Uma palavra sobre Peróxido de Hidrogênio.

Alguns produtores promovem o uso de peróxido de hidrogênio como um meio de introduzir oxigênio na zona de raiz e impedir o crescimento de doenças e algas. No entanto, o peróxido de hidrogênio também mata todas as bactérias benéficas, o que significa que você não obterá nenhum dos benefícios das bactérias.

Portanto, não recomendamos o uso de peróxido de hidrogênio se você estiver usando micróbios suplementares.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados